Dignidade o que e isso?
Dignidade é a palavra que define uma linha de honestidade e ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, construída através dos anos criando uma reputação moral favorável ao indivíduo. Respeitando todos os códigos de ética e cidadania e nunca transgredindo-os, ferindo a moral e os direitos de outras pessoas.
Ser digno é obter merecimento ético por ações pautadas na justiça, honradez e na honestidade. Esta e a definição obia, logica e conhecida. Mas, será a vivida no meio de todos os que exercem um posição de liderança: bom se e eu nao sei, e prefiro nao analizar esse topico, considerando que nao e do meu feito analizar comportamento.
Mas, seria realmente muito importante, se as pessoas que ocupam determinadas posicoes, se utizase dessa frase na sua integra, assim, certamente treriamos lideranças e liderados felçizes, e totalmente confiaveis. Digo isso, porque nada mais triste e desaprovador, que viver em ambietes ostis e carregados de hipocrisias.
Hipocrisias que fazem mudanças consideraveis na vida de lideres e liderados. Toda vez, que um lider se apropria do cargo, da posição, do poder de mando, para humilhar, para ultrajar pessoas, devem lebrar que os seus liderados possuem familias que os admira e deles dependem. Logo, machucado estes liderados, acontece o efeito domino, quando por um todos desmoronam praticamente sem solução.
No magistral Sermão da Montanha Jesus falou às multidões: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”(Mt 5:7).
Ser misericordioso é compadecer-se da miséria alheia, ou seja, ter compaixão pela miséria de nossos semelhantes. A misericórdia atesta ausência de egoísmo, pois reflete a compreensão e o entendimento de que todos nós estamos em pleno processo evolutivo e, por isso, sujeitos a erros. Todos somos filhos de um Pai que é toda bondade e misericórdia sendo sua misericórdia, infinita que acoberta tudo que foi por Ele criado.
Ser misericordioso é nos suportarmos mutuamente. É relevarmos os defeitos daqueles que nos rodeiam. É renunciarmos a todo e qualquer desejo de vingança. Não guardarmos quaisquer ressentimentos, estando sempre prontos e dispostos a ajudar e servir aos que mais necessitam de nosso amparo. É condoer-nos da dor de nosso semelhante, procurando fazer algo prático para minorá-la.
Bom, onde entra a dignidade nisso? Em tudo, se levarmos em conta que suportar, não e omitir, mas entender. Logo de pronto, surge ai os efeitos da dignidade. Ser digno não e concordar com erros, mas entende-los fazem parte desse pacote. O Mestre Jesus disse certa ocasião que: “não deveríamos colocar cargas nas costas dos outros que nos mesmos não podássemos carregar”.
E de se salientar, que Jesus insiste ai com a misericórdia, que sobre tudo e digna de ser posta em pratica. Veja como você estar procedendo, e depois, responda a se mesmo se você e parte disso ou não.
Pr. Antônio Fortunato
Nenhum comentário:
Postar um comentário